Saiba mais sobre Carraças

As carraças são conhecidas por vetores de doenças humanas e animais.

Print page
As Carraças, ou também designadas por Carrapatos, são aracnídeos ectoparasitas de mamíferos, aves, répteis e anfíbios. Eles alojam-se no corpo do animal e fixam-se na pele para sugar o sangue.
Como são hematófagos, além de provocar comichão podem transmitir vírus, bactérias, protozoários, etc, funcionando como vectores de doenças, tanto nos animais como no homem.

Habitam praticamente todas as regiões do planeta. Em locais infestados, 95% dos carrapatos encontra-se no ambiente, e apenas 5% nos animais. O carrapato do cão geralmente vive em locais sem humidade. Podem ser encontrados em muros, frestas, debaixo de móveis, batentes de porta e janela, etc. O carrapato - estrela vive em áreas com vegetação.

O ciclo de vida do carrapato é composto pelas fases de ovo, larva, ninfa e adulto. As condições de temperatura, humidade e intensidade de luz, interferem no desenvolvimento destes aracnídeos.
As carraças são conhecidas por vetores de doenças humanas e animais.

Uma gama de protozoários viral, bacteriana e fúngica são transmitidas por carrapatos e pode causar doença grave e por vezes fatal por causa das proteínas injectadas na sua saliva.

Os carrapatas são, de longe, o pior grupo contendo 650 espécies que infestam mamíferos, aves e répteis. Alimentam-se lentamente quando inseridos no hospedeiro e sugam o sangue durante vários dias com acoplamento que ocorre no hospedeiro.
Os carrapatos são um grupo diversificado, com cerca de 170 espécies. Os machos e as fêmeas deste grupo engorgem e rapidamente se tornam saciados apenas algumas horas de ingestão.
O ciclo de vida depende da espécie. Pode ser um único hospedeiro, de acolhimento, ou mesmo passando pelo ciclo de vida, que contém quatro fases distintas; ovo, larva, ninfa e adulto.

Dependendo das condições ambientais, os ovos levam de 2 semanas a vários meses para eclodir como hexapod (seis pés) larvas.

As Larvas

Larva não tem nem os spiracles ou um sistema traqueal, de modo que a perda de água é somente através da cutícula. Quando as larvas se mete em uma série junta-se e alimenta durante vários dias eles saem somente quando congestionado.

Muitos larvas refugiar-se em camadas molhadas (por exemplo, cobertura morta) e absorver a humidade da atmosfera, sobrevivendo sem comida por longos períodos.

As Ninfas

As larvas digerem a refeição de sangue e depois passam para octópodo (8 pés), uma ninfa que tem espiráculos  e um sistema traqueal. Devem encontrar um novo hospedeiro.

As ninfas alimentam-se de 4 a 8 dias no hospedeiro antes de sair e encontrar um local adequado para a transição para a vida adulta.

Adultos

Os recém adultos devem identificar um hospedeiro adequado. As fêmeas aderem-se ao hospedeiro, mas não se alimentam até que ocorra o acasalamento. O macho alimenta mas não engorge. As fêmeas desagregam-se do hospedeiro, a digestão da refeição de sangue é feita no chão, e em seguida, colocam ovos em grandes lotes, muitas vezes vários milhares de cada vez.

Para superar condições adversas, diapausa (a fase de repouso) pode ocorrer em qualquer fase do ciclo de vida de ração pré ou mesmo pós alimentação.

Comportamento do anfitrião

Onde não há cobertura vegetal, os hospedeiros dos carrapatos detetam vibrações no solo e saem fora das suas tocas, avançando em direção ao hospedeiro.
Quando há vegetação, as larvas acumulam-se em grandes quantidades perto das pontas das ervas e plantas semelhantes. Quando o anfitrião passa, os carrapatos caem sobre ele a partir de uma posição mais elevada.

 As carraças não têm olhos, utilizando os órgãos sensoriais para localizar o hospedeiro, no entanto são alpinistas muito fortes.

Arquivo

Uma marca perfura a pele com a sua chelicerae e insere o hipostoma farpado para proteger o hospedeiro. Nos carrapatos brevirostrate, secretam durante as primeiras 24 horas sobre a superfície da pele do hospedeiro

Ao longo dos próximos 96 horas penetra e preenche a lesão com cimento adicional, firmemente anexado ao carrapato.

Alimentos e água remoção

 Durante o congestionamento, o peso do corpo de um carrapato aumenta cerca de 200 vezes. ½ a 2/3 do teor de água do sangue ingerido é removida antes da cessação da alimentação. O peso final de um carrapato inchado é de cerca de 240 mg.

 O fluido em excesso é removido através da salivação e passado de volta para o hospedeiro. Esta saliva contém anticoagulantes também enzimas hidrolíticas fracos e agentes farmacológicos.

Paralisia do carrapato - os perigos dos carrapatos

A paralisia é associado com o poder feminino e os primeiros sintomas ocorrem 5-7 dias após a união. Uma carraça fêmea só pode paralisar e matar um ser humano adulto, devido à holocyclotoxin que é secretada por células específicas nas glândulas salivares.

Tratamento eficaz para carraças

Tratamento de carraças deve ser exaustivo. Usar o conhecimento de como atuar em cada fase do ciclo de vida. Proteger o seu animal de estimação é essencial em áreas de alta densidade de carrapatos e excelentes tratamentos animais estão disponíveis. Removendo infestações do ambiente do seu animal de estimação é muito importante.