Classificação
Espécie categoria: Barata
Nome científico: Blattella germanica
Família: Blatellidae
Descrição
A menor espécie de barata, normalmente mede 13-16mm de comprimento quando atinge na idade adulta. Identificada por duas distintas faixas castanhas-escuro localizadas abaixo da borda externa do pronoto. Esta espécie pode variar entre o castanho claro a castanho escuro.
Originário da África tropical, a barata alemã está atualmente espalhada por todo o mundo.
Prefere ambiente quentes e húmidos, escuros nos quais se possa seconder. Por este motivo é frequentemente encontrada nos esgotos. Para além dos esgotos, também em condutas ou outras estruturas subterrâneas, e em barcos.
Como
se alimenta de uma grande variedade de produtos alimentares, é também
vulgarmente descoberta em locais onde se armazenam alimentos ou se preparam alimentos. Embora os principais esconderijos estejam ao ar livre, as baratas preferm habitar nas condutas de edifícios,
serviços e fendas.
Comportamento
Movem-se com velocidade e igualmente em ambas as superfícies horizontais e verticais. Normalmente, é mais rápida do que outras espécies de baratas.
Tendem a habitar em edifícios com outras espécies. Há um certo número de fatores que contribuem para esta realidade. Um ciclo de vida mais curto, juntamente com uma capacidade de reproduzir continuamente, acelera o crescimento da população. As Baratas alemãs também são mais rápidas e menores do que outras espécies que são ainda mais difíceis de detetar.
Riscos
No decurso da sua atividade reprodutora, as ninfas, as larvas e os adultos podem contaminar e infetar géneros alimentícios.
Tal como outras espécies de baratas, a barata alemã transmite
batérias, agentes patogénicos, tais como Salmonella e E. coli. As baratas
também lançam cutículas, fezes e outros detritos que são conhecidos por
originarem situações de asma e outras alergias.