Classificação
Espécie categoria: Barata
Nome científico: Blatta orientalis
Família: Blatidae
Descrição
Esta grande espécie de baratas geralmente atinge 26-32mm de comprimento durante a idade adulta. De cor vermelho escuro brilhante a preto acastanhado, os machos e fêmeas possuem um caraterística física distinta, a asa é maior nos machos.
Originária do norte da África, a barata oriental é agora encontrado em todo o mundo, mas não com tanta expressão na Europa.
Prefere esconderijos escuros e húmidos, tais como caves, canalizações e outras partes subterrâneas de edifícios. Enganosamente, o ninho pode estar localizado fora de uma área infestada, sendo alcançado pelo barata através de cavidades, condutas ou esgotos.
É comumente encontrada no rés-do-chão dos edifícios, embora às vezes pode ser descoberta em níveis mais elevados.
É conhecida a sua preferência por locais com água e, em um edifício, pode ser localizada em esgotos, fossas, caves, adegas, sob pias, banheiras ou máquinas de lavar.
Comportamento
Tal como a barata alemã, o principal período de atividade é ao início da noite, mas, ao contrário das outras espécie de baratas, a barata orientaç não é alpinista, o que significa que se movimento mais ao nível do solo.A fêmea põe os ovos em cápsulas chamadas ooteca, o ciclo de vida pode ser demorado com o estágio da ninfa com duração de 6-12 meses.
Esta espécie alimenta-se de qualquer tipo de matéria orgânica em decomposição, incluindo lixo, carregando através de cada superfície que atravessam.
Riscos
No decurso da sua atividade de reprodução, as ninfas, as larvas e os adultos podem contaminar e infetar géneros alimentícios. Secretam bactérias contaminadoras.Tal como outras espécies de baratas, a barata oriental transmite bactérias, agentes patógenos, como a salmonela e E. coli.