Classificação
Nome científico: Rhizoperta dominica
Família: Bostrichidae
Descrição
Comprimento dos adultos: 2 a 3 mm
Cor: castanho-avermelhado-escuro, quase preto.
O gorgulho pequeno dos grãos tem um corpo largo e cilíndrico. A cabeça e o abdómen apresentam finas fendas lineares e a antena termina em 3 grandes segmentos que formam círculos.
O gorgulho pequeno dos grãos é originário da América do Sul, mas agora é uma praga cosmopolita, especialmente dos países quentes.
Não é uma espécie resistente ao frio e o seu desenvolvimento está limitado a temperaturas abaixo dos 23 °C. As infestações são típicas dos armazéns de grãos, incluindo porões dos navios, moinhos de farinha e fábricas de rações para animais. Também foram registados em madeiras e livros.
Comportamento
Na Austrália e na Índia são uma praga dos grãos muito séria. Estes insetos estão associados a uma grande quantidade de materiais vegetais, incluindo o trigo, cevada, milho, arroz, milho-painço, sorgo, batatas fritas, ervas secas e biscoitos.
A fêmea porá um ou vários ovos na parte exterior do grão, mas o ovo passa pelas suas fases de desenvolvimento no centro oco do grão.
Uma infestação caracteriza-se por um odor doce, mas desagradável e rançoso devido aos excrementos e restos de pele.
Riscos
O gorgulho pequeno dos grãos é uma praga primária do grão e pode atacar o grão saudável, ficando assim suscetível de ser atacado por pragas secundárias.
Tanto os adultos como as larvas alimentam-se do grão, criando um pó farinhento e deixando apenas as cascas. Os adultos são ativos e podem infestar um grande número de sementes, enquanto as larvas entram no interior da semente e desenvolvem-se com o grão.
Os seus efeitos reduzem consideravelmente o valor de mercado do grão armazenado